Biometano

O biometano é uma fonte de energia renovável e amiga do ambiente que é produzida a partir de resíduos orgânicos, como restos de comida, estrume de animais ou resíduos agrícolas. É um tipo de gás combustível, que pode ser usado para cozinhar, aquecer casas, produzir eletricidade e até mesmo alimentar carros.

A produção de biometano começa com a recolha dos resíduos orgânicos, que são então processados em unidades de biogás. Nessas unidades, os resíduos são decompostos por bactérias especiais num processo chamado digestão anaeróbia. Durante esse processo de decomposição dos resíduos, produz-se biogás que é principalmente composto por metano, dióxido de carbono e vapor de água. O biogás pode ser utilizado directamente, em equipamentos apropriados, ou purificado numa instalação de “up-grading” própria para o efeito.

Ao biogás purificado dá-se o nome de biometano.

A composição química do biometano é semelhante ao gás natural, podendo substituí-lo sem qualquer inconveniente. Pode ser misturado com o gás natural convencional para uso doméstico ou industrial; utilizado para gerar eletricidade em centrais elétricas; ou ainda como combustível para veículos.

Vantagens

O biometano apresenta várias vantagens do ponto de vista ambiental e económico no caminho da transição energética. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a sua produção não contribui para o aumento das emissões de gases com efeito de estufa que causam as alterações climáticas. Além disso, ao usar resíduos orgânicos como matéria-prima, o biometano ajuda a reduzir a quantidade de lixo depositado em aterros sanitários, contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável.

A aposta no biometano apresenta ainda outras vantagens:

- Uma contribuição muito positiva para a economia circular, permitindo desenvolver soluções para diversos tipos de resíduos.

- O potencial de produção de biometano em Portugal representa cerca de 20% das necessidades de gás atuais, o que permitiria cobrir, por exemplo, todo o segmento residencial.

- A produção e utilização do biometano é já uma prática corrente em muitos países Europeus, que está a passar por uma fase de grande desenvolvimento, face ao atual enquadramento energético.

- O biometano apresenta propriedades semelhantes às do gás natural, pelo que pode ser utilizado em nossas casas sem qualquer tipo de ajuste dos gasodomésticos instalados.

Hidrogénio Verde

O hidrogénio existe abundantemente no nosso planeta, embora nunca apareça na forma pura na natureza, precisando assim de ser produzido para ser consumido.

Dependendo da fonte e do processo utilizado para a sua produção, são atribuídas ao hidrogénio diferentes designações, relacionadas com a emissão de gases com efeito de estufa durante esse processo.

O hidrogénio verde é produzido sem emissão de dióxido de carbono, na maior parte das vezes por electrólise de água. O hidrogénio cinzento é produzido a partir de combustíveis fósseis originando a produção de dióxido de carbono que é libertado para a atmosfera. O hidrogénio azul é produzido a partir de combustíveis fósseis, mas o dióxido de carbono é capturado e armazenado, ou utilizado para outros fins, não sendo libertado para a atmosfera.

Vantagens

O hidrogénio verde apresenta várias vantagens para os consumidores por ser uma energia renovável que terá impacto direto na descarbonização do setor do gás e pela natural aproximação ao cumprimento das metas governamentais e europeias.

- Quando queimado, o único subproduto é água;

- A sua produção não liberta gases poluentes ou de efeito de estufa.

- Pode ser aplicado em diversas áreas, como à indústria, transportes, e aquecimento residencial;

- Pode ser produzido localmente, reduzindo a dependência energética dos países;

- Pode ser incorporado nas redes de distribuição e de transporte de gás já existentes;

- Oferece a possibilidade de descarbonizar indústrias com elevadas necessidades energéticas;

É produtor de gases renováveis?
Contacte-nos